Identificador ORCiD-USP

De Área Técnica
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Introdução

O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único e permanente, legível por software, que distingue pesquisadore um pesquisador de outro. Foi desenvolvido por uma instituição sem fins lucrativos e tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro, ainda que tenha homônimo ou que tenha publicado, sido citado e/ou indexado de formas variadas. Identifica um único autor fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada. Em setembro de 2016, a USP tornou-se membro institucional da ORCID. Visando facilitar a implantação do ORCiD na USP foi constituído um Grupo de Trabalho no Departamento Técnico do SIBiUSP.

Componentes do Grupo

2016 - Anderson de Santana - DT/SIBi, Allan Rodrigo de Lima da Silva - DT/SIBi, Tiago Rodrigo Marçal Murakami - DT/SIBi, Jan Leduc de Lara - DT/SIBiUSP, Elisabeth Adriana Dudziak - DT/SIBi.

2017 - Elisabeth Adriana Dudziak - DT/SIBi, Laucivaldo de Oliveira - DT/SIBiUSP, Jan Leduc de Lara - DT/SIBiUSP, Dorotea Fill - DT/SIBiUSP.

Contexto e Justificativa

No atual contexto de crescente complexidade das redes de pesquisa e de pesquisadores, a adoção maciça de um único Identificador Digital de Pesquisador tem sido apontada como elo fundamental para o aprimoramento dos fluxos de comunicação científica e exatidão de métricas de produção e impacto da ciência. Researcher ID e Scopus ID são exemplos de Identificadores Digitais de Pesquisadores criados respectivamente pela Thomson Reuters e Elsevier.

Um identificador único carrega consigo as informações básicas de identificação do autor e as variações de seu nome. Além disso, apresenta informações de carreira que incluem dados de formação, emprego, trabalhos e áreas de atuação científica, permitindo ao pesquisador gerir, reivindicar e demonstrar sua produção científica a partir de uma única conta. Ao mesmo tempo em que garante a desambiguação de autoria, possibilita a reunião de dados da produção científica do autor e da instituição, aumentando os índices e indicadores de desempenho. Facilita, ainda, a construção de redes de colaboração e melhora a posição da instituição nos rankings internacionais.

Entidades como a Crossref, gestora do DOI (Digital Object Identifier) atribuído a diversas publicações científicas (artigos de revistas, teses e dissertações, trabalhos de eventos, dados científicos, etc), publishers como a Elsevier (Scopus ID) e Thomson Reuters (Researcher ID) reconhecem a necessidade de consolidar o Author iD ou Contributor ID aberto, integrado e inclusivo.Entidades normativas também têm se mobilizado para aprimorar os processos de identificação. O International Standard Name Identifier (ISNI) é um número internacional reconhecido pela ISO 27729, que identifica o pesquisador, inventor, escritor, produtor, músico, ilustrador, artista plástico, etc. Como organização sem fins lucrativos gerida pela OCLC, o ISNI funciona do mesmo modo que outros identificadores e pode ser registrado mediante o pagamento de pequena taxa. As instituições também podem se registrar na ISNI.

Nesse contexto, em 2010 um grupo de editores internacionais, instituições de pesquisa e financiadores tomou para si o compromisso de criar um identificador digital único e persistente gratuito, que fosse capaz de integrar os identificadores de autor já existentes e cujo sistema fosse interoperável com outros sistemas de informações, dados e identificadores. A ideia era fornecer um sistema transparente e agnóstico para distinguir e identificar inequivocamente um autor, instituição, financiador, ou propriedade intelectual. Integrado em importantes fluxos de trabalho de pesquisa e publicação no ambiente digital, esse identificador estaria apoiado em ligações via máquina com outros fornecedores de dados e informações, viabilizando um fluxo bidirecional de dados e informações, validações e atualizações periódicas automáticas, por meio da sincronização de envio e recepção de dados, entre o identificador e os sistemas integrados. A partir dos estudos realizados e utilizando padrões vinculados e padronizados pela ISNI e compatíveis com a norma ISO (ISO 27729 ), em 2010 foi criado o ORCID.

Registro ORCID

ORCID é uma organização inclusiva e aberta sem fins lucrativos que representa todas as partes interessadas no processo de comunicação científica e acadêmica. Seu objetivo é consolidar um único Identificador Digital de Pesquisador aberto, gratuito e integrado em nível global. O ORCID provê um identificador digital persistente que distingue um pesquisador de outro e garante a integração nos fluxos das atividades científicas, desde a submissão de manuscritos até a publicação de artigos, registro em bases e bancos de dados, suportando ligações entre o pesquisador e suas atividades profissionais, e garantindo que seu trabalho seja automaticamente reconhecido.

O ORCID iD fornece aos pesquisadores individuais e estudiosos um identificador único persistente. ORCID também viabiliza um registro móvel dos vínculos empregatícios dos pesquisadores, facilitando a gestão das atividades acadêmicas e de pesquisa. É projetado para ser um identificador ao longo da carreira. Por esse motivo, nenhuma informação que pode mudar ao longo da vida profissional de uma pessoas está embutida no iD, por exemplo, país, instituição, área de estudo. Usando um ORCID iD (Open Researcher and Contributor ID) os pesquisadores são facilmente e corretamente conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e vínculos empregatícios – instituições às quais estão afiliados.

Lista de Instituições afiliadas à ORCID

  • REGISTRE-SE

Obtenha seu identificador ORCID único Registre-se agora! O registro leva somente 30 segundos. Ou verifique se já tem ORCID.

  • ADICIONE SUAS INFORMAÇÕES

Melhore seu registro ORCID com suas informações pessoais e links para seus outros identificadores e integradores.

  • USE SEU ORCID iD

Inclua o identificador ORCID em sua Webpage, ao enviar publicações, solicitar financiamentos e em qualquer fluxo de trabalho de pesquisa para garantir que você obtenha crédito por seu trabalho. Saiba mais. Consulte também as FAQs.

  • GESTÃO DA VISUALISAÇÃO DE SEU ORCID

Seu ORCID iD se conecta ao seu Registro ORCID, que contém suas informações básicas, suas atividades de pesquisa, afiliações, prêmios, outras versões de seu nome, seus trabalhos e mais. Você controla este conteúdo e quem pode visualizá-lo. Por padrão, quem pode ver as informações adicionadas a seu Registro ORCID?

  • Público - As informações marcadas como Públicas podem ser visualizadas por qualquer pessoa que visite o site ORCID.org ou por qualquer instituição que utilize API para integrar dados ORCID, como Editoras e Agências de Fomento.
  • Limitado - As informações marcadas como Limitadas podem ser vistas somente por qualquer partes confiáveis que você tenha autorizado a conectar ao seu Registro ORCID. Essas conexões requerem ação explícita da sua parte. Ser-lhe-á perguntado se pretende estabelecer uma ligação específica e, depois de ter confirmado, a pessoa fidedigna poderá ver as informações que marcou como acesso do Utilizador Confiável. Consulte Organizações confiáveis para obter mais informações.
  • Privado - Informações marcadas como Privadas só podem ser vistas por você. Ele também é usado por algoritmos ORCID para ajudar a distinguir sua identidade de outra pessoa que pode ter um nome semelhante, estar em um campo semelhante, ou pode ser confundido com você por outras razões. Esta informação não é partilhada com outras pessoas.
  • INTEGRE-SE

Identificadores como o ResearcherID e o Scopus ID já estão integrados ao ORCID iD. Desta forma, as bases Web of Science (Thomson Reuters) e Scopus (Elsevier) estão integradas ao sistema ORCID. Basta que você autorize. Grupos editoriais internacionais (Springer-Nature, PNAS, Emerald, Elsevier, Wiley, PLOS, IEEE, etc) utilizam o ORCID em seus processos de submissão e publicação de artigos. Agências de Fomento (National Institutes of Health - NIH, Research Councils - UK, European Commission, Wellcome Trust, FCT, etc) já adotam (ou estão em vias de adotar) o ORCID iD do pesquisador na análise e concessão de auxílios à pesquisa. Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores. Universidades, associações e institutos de pesquisa já adotam o ORCID iD (ASTM, Crossref, Datacite, Duke Univ., Harvard Univ., OCLC, Stanford Univ., Unicamp, Unesp, etc.) DOI (Digital Object Identifier) já está integrado ao ORCID iD. Essa integração garante a automática atualização de publicações que possuam DOI. Ademais, a Crossref (organização internacional responsável pela atribuição do DOI e metadados associados) está trabalhando em conjunto com a ORCID na integração dos iDs de mais de 11 mil Financiadores de pesquisa (Open Registry Funder).

Os dados de registro ORCID vão proporcionar mais agilidade e eficiência na elaboração de relatórios individuais e institucionais, na gestão de grupos e projetos de pesquisa, na avaliação de desempenho das Unidades e Institutos, na atualização dos registros de produção da USP na Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP e no Banco de Dados Bibliográficos da USP, por meio de APIs. Pretende-se que a afiliação da USP à ORCID simplifique os processos burocráticos de identificação dos membros da comunidade (docentes, estudantes e servidores), facilitando também a atualização das atividades e publicações.

  • RECEBA NOTIFICAÇÕES

O registro ORCID fornece notificações sobre assuntos de seu interesse, como alterações em seu registro ORCID, além de notícias e eventos. Você pode determinar a frequência com que deseja que essas notificações sejam enviadas a você por e-mail.

PERGUNTAS FREQUENTES-FAQ

O que a organização ORCID faz? A ORCID é uma organização internacional, aberta, interdisciplinar, sem fins lucrativos que representa a comunidade científica - pesquisadores, editores, organizações de pesquisa, financiadores - todas as partes interessadas no processo de comunicação científica e acadêmica. Seu objetivo é consolidar um único Identificador Digital para o acadêmico/pesquisador, gratuito e integrado em nível global.

O que é identificador ORCID e para que serve? Um ORCID iD é um identificador único e persistente de 16 dígitos (É algo como "0000-0002-0123-208X.") que segue o indivíduo ao longo da sua carreira, independente de sua formação ou afiliação. Os Registros ORCID armazenam informações como nome, e-mail, formação, afiliação e atividades, tais como publicações, concessões, patentes e outros trabalhos acadêmicos, por meio de uma interface que permite gerir a privacidade de seus dados. O ORCID iD facilita a atualização de dados e informações à medida que proporciona a integração entre o indivíduo (pesquisador/acadêmico) e o fluxo de suas atividades profissionais, desde a submissão de manuscritos até a publicação de artigos, registro em bases e bancos de dados, atualização de informações e publicações, coleta e validação de informações e currículos por entidades como órgãos de financiamento, editores, universidades e grupos de pesquisa.

O ORCID iD é validado por alguma entidade? O ORCID iD é um subconjunto do International Standard Name Identifier (ISNI) mantido sob os auspícios da International Organization for Standardization (ISO). É totalmente gratuito e garante a identificação única do indivíduo independente de sua afiliação, área de conhecimento, produção, grau ou profissão. O sistema ORCID também permite a coleta, visualização, conecção e sincronização de informações de e para sistemas, uma vez que o ORCID interopera com outros sistemas e bancos de dados.

Por que devo utilizar o identificador ORCID? Primeiramente para distinguir-se de outros pesquisadores. Depois, porque o ORCID iD facilita a vinculação e atualização de suas publicações e atividades. O método de vinculação é rápido e transparente. Desta forma, não será mais necessário atualizar suas atividades e publicações em diferentes bases de dados e currículos.

Como posso obter um ID ORCID? Há duas formas de obtenção do ORCID iD: por meio do link https://orcid.org/signin ou por meio do site http://www.sibi.usp.br/orcid, por meio do qual é possível conectar-se a uma conta da USP que também valida seu registro. Caso necessite de orientação ou auxílio, procure a Biblioteca da sua Unidade. As equipes das Bibliotecas da USP estão preparadas para auxilia-lo (a) na obtenção e registro das informações junto ao ORCID.

Como saber se já tenho um ORCID iD? Para saber se já possui um ORCID iD ou qual é o número do seu ORCID iD, acesse o site: https://orcid.org/orcid-search/search

Já possuo o ORCID iD. Como faço para importar informações de financiamento, auxílios e bolsas que recebo? O cadastramento e atualização de informações no ORCID são muito importantes, e extremamente simples. Após o cadastro de inicial de seus dados, certifique-se de que as informações referentes à Biografia, Educação e Emprego estejam corretas e atualizadas. Em seguida, preencha os campos referentes ao Financiamento, o que pode ser feito de duas formas: (a) pela opção Pesquisar e Conectar permite a importação automática de dados dos órgãos de financiamento integrados ao ORCID; (b) pela opção Fazer a conecção manualmente, o que possibilitará o preenchimento dos campos relacionados ao Financiamento. Para mais esclarecimentos, consulte o Tutorial USP de Uso do ORCID.

Já possuo o ORCID iD. Como faço para importar minhas publicações? Após o cadastro de inicial de seus dados, certifique-se de que as informações referentes à Biografia, Educação, Emprego e Financiamento estejam corretas e atualizadas. A adição de seus trabalhos e artigos pode ser feita de três formas: (a) Pesquisar e Conectar – opção que exibe uma lista de entidades e bases integradas à ORCID e permite a importação automática de informações; (b) Conectar Bib TeX – opção que permite a importação de informações de bases de dados não integradas à ORCID (ex. Google); (c) Fazer a conecção manualmente – opção que permite adicionar manualmente cada item de publicação. Para mais esclarecimentos, consulte o Tutorial USP de Uso do ORCID.

Com que frequência tenho que atualizar meus trabalhos no ORCID? A partir da primeira autorização de integração de sistemas de informação, a atualização dos trabalhos passa a ser automática. Isso significa que toda vez que um trabalho ou artigo que contenha DOI é publicado, ocorre uma atualização automática dos registros. O sistema ORCID também pode enviar alertas, sempre que uma atualização ocorre.

Escrevi uma peça de teatro. Posso cadastrar no meu ORCID iD? Há restrição para o registro de determinadas produções ou trabalhos? O ORCID suporta 37 tipos de trabalhos. Para saber mais sobre as tipologias, acesse: https://members.orcid.org/api/supported-work-types

Não tenho publicações. Devo manter um ORCID iD? Sim. Mesmo que não possua publicações (teses, dissertações, artigos, trabalhos, patentes, etc), é necessário manter seu registro ORCID atualizado com relação às suas atividades, pois essas informações serão utilizadas em outros sistemas e bancos de dados.

Quais são os benefícios da obtenção do ORCID iD por meio do registro institucional? Identificação inequívoca e persistente, atualização automática de trabalhos após autorização, aumento da visibilidade de suas pesquisas, reconhecimento internacional, interação e rápida identificação com sistemas corporativos, editoras, agências de financiamento e fomento, currículo lattes.

Sou aluno de pós-graduação. Como faço para registrar meu ORCID iD? Há duas formas de obtenção do ORCID iD: por meio do link https://orcid.org/signin ou por meio do site http://www.sibi.usp.br/orcid Caso necessite de orientação ou auxílio, procure a Biblioteca da sua Unidade. As equipes das Bibliotecas da USP estão preparadas para auxilia-lo (a) na obtenção e registro das informações junto ao ORCID. A integração do identificador ORCID ao fluxo de submissão de teses e dissertações encontra-se em planejamento.

MATERIAIS E APRESENTAÇÕES

SIBiUSP. Sistemas de Identificação de Pesquisadores - Treinamento POLI/USP - Agosto 2017. Disponível em: https://pt.slideshare.net/sibiusp/tutorial-sistemas-de-identificao-de-pesquisadores-usp Acesso em: Agosto de 2017.

SIBiUSP. Tutorial de Uso do ORCiD na USP. Maio 2017. Disponível em: https://pt.slideshare.net/sibiusp/tutorial-orcid-como-obter-seu-orcid-autenticado-usp Acesso em: Agosto 2017.

WYNNE, Ana Vera. Universidade de São Paulo - ORCID na USP - Março de 2017. Disponível em: https://pt.slideshare.net/sibiusp/apresentao-orcid-usp-2017 Acesso em: Agosto 2017.

FERNANDEZ, Ariane. Researcher ID to ORCiD. In: Workshop ORCID USP: Autoridade e Integração de Dados Data: 14 de outubro 2015. Disponível em: https://pt.slideshare.net/sibiusp/danilo-collalto-researcher-id Acesso em: Agosto 2017.

HERÉDIA, Ana. Elsevier Scopus e ORCID para USP. In: Workshop ORCID USP: Autoridade e Integração de Dados Data: 14 de outubro 2015. Disponível em: https://pt.slideshare.net/sibiusp/ana-herdia-scopus-id Acesso em: Agosto 2017.

PESSOA, Lilian. ORCID: Adoção e Uso pela Comunidade Acadêmica. In: Workshop ORCID USP: Autoridade e Integração de Dados Data: 14 de outubro 2015. Disponível em: https://pt.slideshare.net/sibiusp/lilian-pessoa-autoridade-e-integrao-em-comunicao-digital-orcid Acesso em: Agosto 2017.