Identificacao de Versoes dos Documentos

De Área Técnica
Ir para: navegação, pesquisa

Como identificar as distintas versões dos manuscritos?

Depositar seu artigo em um Repositório Institucional como a Biblioteca Digital da Produção Intelectual (BDPI) da USP, é uma ótima maneira de tornar sua pesquisa acessível, aumentar as citações de seus artigos e atender as exigências de seu financiador, incluindo a FAPESP. As informações a seguir ajudarão você a diferenciar as diferentes versões de um artigo, para que você possa cumprir com mais facilidade as regulamentações dos editores e revistas.

De um modo geral, existem três versões principais de um artigo de revista: pre-print, post-print e versões finais dos editores



== Pre-print ou Pré-impressão ==

É o manuscrito do autor que foi submetido a uma revista. É a versão que ainda não foi revisada por pares e que não tem formatação nem foi ainda editado. Também é chamado de manuscrito do autor, manuscrito original, primeiro rascunho.

Exemplos de Arquivos Pre-Print:

PRE-PRINT 1

PRE-PRINT 2

== Repositórios de Pre-Prints ==

Repositórios de pre-prints ou pré-impressão são bibliotecas digitais que contêm manuscritos e estudos que ainda não foram revisados ​​por pares ou publicados em uma revista nem passaram por um processo de edição. Dessa forma, o processo de publicação é bem mais rápido.

Exemplos de Repositórios de Pre-Prints

ArXiv - lançado em 1991, é mantido pela Biblioteca da Universidade de Cornell, cobrindo diversas áreas de conhecimento.

BioRxiv - criado em 2013, cobre a área de Ciências Biológicas.

ChemRxiv - congrega pré-impressos da área de Química e é mantido pela American Chemical Society (ACS), a Royal Society of Chemistry e a German Chemical Society.

EarthArXiv - reúne pre-prints das Ciências da Terra, mas também de campos relacionados.

EngrXiv - lançado em 2016, cobre a área de Engenharia.

LawArXiv - congrega conteúdo da área de Direito e documentos jurídicos.

PsyArXiv - lançado em 2016, reúne manuscritos da área de Psicologia.

SocArXiv - repositório de pré-impressos para a área de Ciências Sociais.




== Post-print ou Pós-impressão ==

É o artigo que foi submetido a uma revista e que já passou pela avaliação ou seja, pela revisão por pares e foi revisto em conformidade. Já possui algumas características do artigo em seu formato para publicação. Também é conhecido como manuscrito aceito/aprovado do autor (MAA). Em geral, pode ser depositado no Repositório de modo privado e só pode se tornar público após um período de embargo.

Exemplos de Arquivos Post-Print:

POST-PRINT 1

POST-PRINT 2

POST-PRINT 3

POST-PRINT 4

POST-PRINT 5

POST-PRINT 6

AUTHOR PROOF

ACCEPTED MANUSCRIPT


Como obter a versão post-print?

(a) Faça o login na página de submissões da revista e recupere uma cópia do seu manuscrito aprovado ou versão aceita ou MAA

(b) Entre em contato com a revista por e-mail e peça uma cópia da versão aceita do seu artigo.



== Publishers’ final version ou Versão PDF final dos editores ==

É a versão do artigo publicado, que foi revisado por pares, editado, diagramado e paginado, totalmente formatado para publicação.

Exemplos de PDF Final:

PDF FINAL MDPI

PDF FINAL BMC

PDF FINAL SPRINGER-OPEN

PDF FINAL AIP

PDF FINAL SCIELO PORTUGAL

PDF FINAL 1

PDF FINAL 2


ATENÇÃO: As publicações que possuem a informação “Published online - Available online - Article in Press - Ahead of print - Check for Updates" indicam publicação antecipada ou atualizada, visando acelerar o acesso à publicação. Não há relação com as permissões de depósito.